1. Home
  2. Sobre nós
  3. BP Portugal
  4. Iniciativas de Descarbonização
Na bp, queremos colocar o nosso propósito de re-imaginar a energia para as pessoas e para o planeta em ação, e a continuar a oferecer aos nossos clientes as melhores soluções para os seus veículos.  

 

Globalmente, estamos focados em transitar de uma empresa internacional de petróleo para uma empresa de energia integrada, e a aumentar o investimento em cinco áreas de crescimento de transição - Bioenergia, Lojas de Conveniência, Energias Renováveis (como Solar, Eólica), Hidrogénio e Soluções de carregamento de Veículos Elétricos.

Em Portugal, assumimos uma estratégia de diversificação dos nossos negócios, de forma a ajudar a acelerar a transição energética, e que se traduz numa maior aposta na mobilidade elétrica, mas não só.

 

Temos já mais de 30 pontos de carregamento elétrico nos nossos postos, fruto de parcerias muito relevantes, e, ainda em 2023, queremos acelerar a infraestrutura de carregamento de Veículos Elétricos em Portugal, ambicionando a instalação e operação inicial de 1.000 pontos de carregamento rápido até 2025 e até um total de 2.000 pontos até 2030.

O que estamos a fazer?

Carregamento de veículos elétricos

 

Numa aliança estratégica com a Iberdrola, ambicionamos a instalação e operação inicial de 1.000 pontos de carregamento rápido até 2025, já a partir deste ano, e até um total de 2.000 pontos até 2030.

 

Saber mais

Energia Solar

 

Através da Lightsource bp, foi estabelecida uma parceria de co-desenvolvimento com a empresa local INSUN para cinco projetos solares de grande escala em Portugal. No conjunto, os projetos visam acrescentar mais de 1,35GW de energia renovável com baixo teor de carbono à matriz energética nacional, num investimento que decorre ao longo dos próximos 6 anos. 

 

Saber mais

Eficiência Energética

 

Além dos 200 postos de abastecimento bp que funcionam atualmente com energia proveniente de fontes renováveis, queremos continuar a melhorar a eficiência energética na nossa rede de postos de abastecimento e, ainda este ano, pretendemos começar a instalar painéis solares fotovoltaicos, num conjunto inicial de 120 postos de abastecimento.

Incorporação de biocombustíveis

 

Em 2016 fomos a primeira companhia a iniciar a incorporação de biocombustíveis (etanol) na gasolina s/95 no mercado nacional,  contribuindo para a descarbonização do transporte rodoviário. Em 2022, a bp incorporou 73.000 metros cúbicos de biocombustíveis nos combustíveis rodoviários vendidos, contribuindo para a redução de 172.000 toneladas de emissões de CO2 no setor da mobilidade.

Conheça a nossa estratégia

e saiba mais sobre o que estamos a fazer

Em 2020 a bp foi a primeira marca de combustíveis em Portugal a incorporar a compensação de emissões de carbono na sua oferta para toda a gama de combustíveis – gasóleo, gasolina e GPL.

 

O Programa de Compensação Carbónica da bp Portugal chegou ao fim a 31 de Março de 2023, depois de ter compensado 1.101.876 toneladas de emissões de carbono1 resultantes dos abastecimentos dos nossos clientes.

 

Esta compensação foi feita através do bp Target Neutral, utilizando créditos de carbono gerados a partir de projetos globais, que reduzem emissões e contribuem para melhorar a vida de milhões de pessoas através de melhor acesso à energia, saúde, educação e empregos2.

(1) Valor calculado desde o início do Programa de Compensação Carbónica da bp Portugal a 1 de maio de 2022 até 31 de janeiro de 2023. O combustível gasóleo, gasolina e GPL adquiridos num posto bp foi compensado pela bp. As emissões de carbono dos nossos combustíveis foram calculadas numa base "tank to wheel" (do depósito à roda), cobrindo as emissões associadas à combustão do produto (combustível) pelo Cliente. A abordagem utilizada é baseada nos fatores médios de emissões "tank to wheel" da indústria, os quais têm como base as seguintes referências: DL nº 117/2010, de 25 de outubro e utilizando os fatores de emissão padrão definidos na Decisão da Comissão 2007/589/EC de 18 de julho e na Diretiva 2018/2001 de 11 de dezembro de 2018 (RED II). Esta metodologia  baseia-se em fatores de emissão padrão do setor e tem sido desenvolvida com referência ao Padrão de Contabilidade e Relatórios do Ciclo de Vida do Produto do Protocolo GHG e aos Princípios do Código de Boas Práticas da ICROA. A metodologia foi revista pelo ERM em março de 2022.
(2) O bp Target Neutral financia um portfólio de projetos de redução de carbono em todo o mundo. Mais informações em https://www.bp.com/en_gb/target-neutral/home.html